quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Alienista


Sinopse:
A adaptação do clássico de Machado de Assis para os quadrinhos, com roteiro de Luiz Antonio Aguiar e desenhos de César Lobo, mantém o humor fino típico do escritor e cumpre o objetivo: conquistar o público mais jovem para as obras de Machado de Assis. As detalhadas ilustrações foram feitas mediante pesquisas históricas e iconográficas, enquanto o roteiro procura se aproximar ao máximo do original. A adaptaçãotem as cores, a ironia e a vivacidade do texto machadiano: cada um dos quadrinhos capta o clima da história. E, no final da narrativa, mais uma surpresa: um apêndice que revela curiosidades sobre a época em que o texto original foi escrito e os “bastidores” da adaptação.


Resenha:
Conheci este livro devido ele ser um paradidático da minha escola. E ele realmente me enlouqueceu. As ilustrações são de ótima qualidade e, apesar de não ter lido a obra original de Machado de Assis, pude perceber que tentaram se aproximar o máximo da mesma. O enredo é completamente diversificado de tudo que já li. Uma história maluca? Sem sombra de duvida.
A história passa-se no final do século XVIII, quando um médico de Itaguaí resolve que irá curar os loucos da cidade e constrói um hospício denominado de Casa Verde. Só que a partir de então, ele começa a prender praticamente toda a população. 
-Ocorreu, senhores vereadores, que verifiquei que quatro quintos da população da cidade estava internada na casa verde... Assim, resolvi reexaminar minha teoria de que seria privado de razão todo aquele que não tivesse equilíbrio perfeito e absoluto de suas faculdades mentais. Conclui, caros vereadores de Itaguaí, que a verdade é oposta ao que pensava antes. Louco é ser equilibrado o tempo todo, sem falhas! Assim, resolvi libertar todos os internos e recolher à casa verde os que se enquadrarem nessa situação que acabei de descrever.
Pág. 50


A história é repleta de reviravoltas, de momentos inusitados e de alguns até engraçados. O livro ainda trás uma crítica social sobre aqueles que detinham o absoluto poder naquela época.

Nota: Não esqueçam que está acontecendo o primeiro concurso do Blog em parceria com a Editora Novo Conceito. Para saber como participar clique aqui.


Um comentário:

  1. Nunca li nenhuma obra original do Machado de Assis, mas já o fiz com algumas adaptações: O Voo do Hipopótamo (Memórias Póstumas de Brás Cubas), Amor de Capitu e Dona Casmurra e Seu Tigrão (Dom Casmurro) e O Mistério da Casa Verde (O Alienista). Gostei muito de todas e com certeza essa adaptação para os quadrinhos de O Alienista me interessou.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)