segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra


Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…
 
Resenha: Um livro escrito para leitores. De cara você se identifica com o personagem, Clay Jannon, ele faz referencia a Douglas Adams (autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias) e sobre a disputa entre ebooks e cheiros de livros, então como não adorá-lo sempre falando sobre sua trilogia favorita As Crônicas da Balada do Dragão?


“[... ]- Seu patrão está encrencado.
Por quê? Por vender ficção científica? Por que esse cara odeia tanto o Douglas Adams?”
Pág. 51

O livro tem um mistério que me envolveu (o clímax se apresentando como uma grande conspiração ajudou, certamente), no entanto, tudo é levado em tom leve. E envolver tecnologia facilitou o andamento da história, afinal não podemos negar que é um recurso atual, inclusive quando isto desafia o trabalho de uma vida fica claro que vivemos uma transição, Clay é web-designer e esclarece rapidamente alguns termos quando não há notas no rodapé.

“Está no código. Há um método chamado Clay_é_docacete. Suponho que todo programador escreva algo assim.”
Pág. 59

Mr. Penumbra e seus olhos azuis são absolutamente marcantes. Enquanto lia, morri de vontade de conhecer alguém tão instigante quanto. E o fato de estar conectado a esta conspiração, só o fez ter um ar ainda mais enigmático.

“ – Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros – diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. – Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares.
- Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe... gente que ainda gosta do cheiro de livros.
- O cheiro! – repete Penumbra – Você sabe que está acabando quando as pessoas começam a falar do cheiro. – Ele sorri com isso, então algo lhe ocorre e ele aperta os olhos. – Imagino que você não tenha um Kindle, tem?”
Pág. 71/72.

Quanto aos personagens secundários, aqueles que se destacam são Kat Potente e Neel Shah. Kat é o interesse amoroso de Clay e foi bem introduzida à trama e de forte contribuição, mas não me envolveu tanto quanto poderia. Já Neel transmite a ideia de que é um leal amigo que de fato se importa com o que está havendo na vida de Clay, mesmo que não possa estar sempre presente.

“Deixe-me lhe dar um conselho: faça amizade com um milionário quando ele for um menino sem amigos no 6º ano.”
Pág. 121

A capa americana não foi mantida, mas gostei da brasileira, me fez pensar na livraria como um lugar antiquado e quando estava lendo a imaginava assim. As letras em neon (e ainda tem efeito em relevo) realmente dão ideia de placa de lugares 24hrs. Enfim, um livro que sempre irei pensar com carinho.

“Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra.”
Pág. 64

17 comentários:

  1. Esse livro foi uma grande surpresa para mim. No começo achei ele um pouco cansativo, mas o final é surpreendente. Um ótimo livro, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  2. quando comecei a ler esse livro eu achei que não iria ser muito bom, porém com a passagem das paginas eu comecei cada vez mais a ficar interessado na historia, ela realmente chamou minha atenção, justamente por fazer o misto entre a utilização de novas tecnologias, como do uso do livro impresso, com o desenvolver da historia, você se sente mais envolvido com os personagens, não só os principais mas também os secundarios. Resumindo é um livro que realmente surpreende o leitor, eu também recomendo.

    ResponderExcluir
  3. No início do livro peguei alguns erros quanto citou a área de design (pois sou designer), mas fora esses pequenos contratempos. Gostei muito da história, como se desenvolveu o mistério, o tradicional X tecnologia. A resolução da história é digna de pessoas que trabalham com arte e comunicação, inclusive todos dessa área deveriam ler!

    ResponderExcluir
  4. Me conquistou pela capa! Uma história super bacana e criativa, leitura fácil e um desenvolvimento formidável. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. O livro e muito interessante e existem partes que fazem você refletir, tipo quando ele fala dos e-books e do cheiro dos livros, é uma leitura original e boa, recomendo

    ResponderExcluir
  6. oow esse livro é demais *--* fiquei tão apaixonado, queria que tivesse um filme dele ahahaahah

    ResponderExcluir
  7. Vi esse livro na bienal daqui de Salvador e de cara me interessei apenas pela capa. Quando li o livro, me apaixonei pela história, por Clay, e principalmente por Mr. Penumbra. A leitura é instigante e divertida, super recomendo!!

    ResponderExcluir
  8. oi :3
    disse que viria aqui comentar e tenho que cumprir ^_^
    Achei o livro muito bom e cativante. Ele me prendeu até o final.
    Fiquei curiosa para saber o enigma e acho que o Robin demonstrou uma lição brilhante no livro dele: a amizade
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro, daqueles que não queria largar para nada. Só esperava mais do final.
    Um livro que indico a todos que gostam de um mistério.

    ResponderExcluir
  10. Leitura fácil + ótimo desenvolvimento da história = livro muito bom.

    ResponderExcluir
  11. O livro que fala sobre livros, códigos, google, recessão econômica... e amizade. Excelente resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse livro, fiquei encantada com a forma como o autor soube contracenar livros e tecnologia criando uma trama super bacana. Acho que já havia lido essa sua resenha pelo skoob! rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Bom, o livro me pegou pelo título e pela capa, achei que se tratava de algo bem misterioso e instigante. Simpatizei muito com o Clay, o cara normal que não é gênio de nada. Achei o começo muito interessante, mas me decepcionei com o final.
    Todos os personagens são perfeitos sob a visão de Clay e achei a Kat Potente um saco! rs
    Acho que faltou dar características mais humanas aos personagens, e menos brilhantismo aos talentos deles. Já o Clay é realmente o cara normal, cheio de frustações e limitações (por isso gostei dele). Achei que realmente haveria um grande mistério por traz da seita, mas quando cheguei ao final me decepcionei, pois não havia nada demais, só um monte de gente que acreditava em coisas bobas. Ele fala tanto dos enigmas dos livros e das formas utilizadas para resolvê-los, mas não agrega nenhum conhecimento, nenhum exemplo. Eu fiquei esperando até o final para descobrir algo de interessante e nada. De resto, as experiências de Clay e seu bom humor foram as únicas coisas bacanas no livro.

    Porém, ouvi falar que existem mais coisas publicadas sobre o Mr. Penumbra, mas ainda não tive tempo de procurar na internet. Se você tiver outras informações, publique aqui pra gente. Obrigada pelo convite pelo skoob, achei super bacana! Beijão

    ResponderExcluir
  14. Um livro que surpreende, em alguns momentos achei que o final seria diferente, porém é perfeito do jeito que é. Os demais personagens deveriam ser reais pois cada um tem algo que me apaixonei. Um dos livros que ficarão na lembrança de 2013.

    Festina Lente ;)

    ResponderExcluir
  15. Um livro leve e muito agradável de se ler!
    Excelente resenha!!

    ResponderExcluir
  16. Todos os comentários realizados aqui definem bem o livro. Qualquer coisa que eu venha a acrescentar será apenas "encheção de linguiça"!
    Depois que li o livro me interessei ainda mais por tipografia. Estou até pensando em fazer um curso de caligrafia......(Eu disse que não ia, mas acabei enchendo as benditas.....rsrs)
    A contribuição que posso dar é sugerir que ele vire filme. Acredito que seria interessante ver esta história cinematografada na visão do Tim Burton, por exemplo. Seria um filme sombrio, com um bastante computação gráfica e humor irreverente. Eu iria amar!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)