terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pretinha, Eu?


O livro 'Pretinha,eu?' conta a história de Vânia uma garota negra e pobre,que ganhou uma bolsa de estudos em uma escola de brancos e ricos.Logo em sua chegada Vânia sofre preconceitos e é discriminada principalmente por algumas colegas de classe que são comandadas por Carmita que não perde uma oportunidade de humilha-la. Dentre essas colegas encontra-se Bel que é moreninha como a mãe gosta de afirmar.


Pretinha, eu?Não, eu não.Eu era morena.Era o que mamãe dizia e papai repetia.Pág. 11

Bel lá no fundo apenas discrimina Vânia para que os outros não notem a semelhança entre elas, o que deixa Vânia um tanto quanto confusa. Mais apesar de todos os apelidos Vânia não reclama apenas ignora. Com um tempo Vânia se mostra uma excelente aluna pois é muito inteligente e passa a despertar o interesse admiração de todos. O que deixa Carmita possessa de raiva, ao ponto de ela começar a fazer planos maléficos contra Vânia.

Pra mim Júlio Emílio Braz - o autor do livro - debateu de uma forma divertida o preconceito nas escolas 'ricas' e não só aí mais até mesmo na casa de Bel onde a mãe dela afirma para a sua filha que ela é MO-RE-NI-NHA. O livro é maravilhoso e a diagramação é ótima, e eu espero que se possível você possam le-lo e tirar as suas próprias conclusões.

11 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas parece ser legal.

    Seguindo aqui amore...
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As votaçoes do concurso que você participa "o blog mais divo de 2012" Começou as votaçoes! VOTE CORRE!

    ResponderExcluir
  3. Ah, me interessei por esse livro *-*
    Vou colocá-lo na minha listinha <3

    ResponderExcluir
  4. Amei,minha prima tem um livro desse e peguei imprestado.Amei,vc é otimo vc é o mru melhor autor,parabéns!

    ResponderExcluir
  5. adollo ler livros e esses foi um dos meu decimo nono... valeu a pena ler... me encontro nesse livro,sendo eu tambem morena,mas nunca racista, nao sou bolsista e nem pobre...........
    acho bem legal a atitude dessa garota

    ResponderExcluir
  6. irei fazer uma peça sobre esse livro e achei ele muito Bom <3

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)