sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Menino do Pijama Listrado


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece  Samuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Resenha: Bruno tem a sua vida modificada abruptamente devido o pai ter um emprego - que ele só conhece como um emprego importante -, no qual ele deve ficar em Haja-Vista, ou seja, Bruno tem que mudar-se deixando para trás seus amigos e a sua (tão querida) casa em Berlim. Na nova casa, o quarto de Bruno tem uma janela que o permite ver um local um tanto quanto estranho, onde todos usam apenas pijamas listrados, porém o único amigo que Bruno faz em Haja-Vista é justamente um garoto que fica do outro lado da cerca, Shmuel.

"-Bem, eu não acho que você tenha feito um bom trabalho, se isso significa ter de nos mudar da nossa bela casa e para longe de nossos amigos e vir morar num lugar tão horrível quanto este."
pág. 50
O livro é narrado em terceira pessoa, porém o autor usou expressões muito infantis que para mim teve o intuito  de demonstrar a inocência de Bruno diante da segunda guerra mundial. Eu já havia visto o filme, e creio que o resultado em comparação aos dois foi produtivo.

2 comentários:

  1. Eu não vi o filme baseado no livro, mas deve ser bom também.
    Li o livro há algum tempo e confesso que ainda sinto uma melancolia quando me lembro do Bruno. Sua inocência, disposição em ajudar e conhecer o mundo do novo amiga atrás da cerca e seu triste fim no campo de concentração mexem comigo de uma maneira que poucos livros conseguiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me emocionei bastante com o livro. Bruno é sem duvida um personagem inesquecível, sua inocência é marcante...

      Excluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)