sexta-feira, 13 de julho de 2012

Delírio

 

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.

Resenha: Lena cresceu com a ideia de quer a intervenção - cirurgia obrigatória que promete curar a doença amor deliria nervosa - era algo correto, que a deixaria livre de dor, tanto é que ela espera ansiosamente pela cura, porém se sente muito insegura, pois a cirurgia não funcionou com sua mãe e Lena acredita que a doença do amor a levou a se matar. Durante uma avaliação (que irá definir seu futuro) ocorre uma manifestação dos Inválidos, pessoas que rejeitam a cura, e Leva acaba por conhecer Alex e se apaixona por ele. Agora, ela terá que reavaliar os princípios que esta sociedade fria lhe ensinou para finalmente começar a amar livremente ou quase isso.


É o mais  mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.
Pág. 9

O diferencial desta distopia é que Lena não está revoltado por ter seu futuro definido por outras pessoas,  mas isto não significa que ela é fraca,  muito pelo contrario, ela apenas cresceu dentro desses parâmetros e durante todo o livro vemos que de acordo com que Lena toma conhecimento sobre a sociedade em que vive a raiva cresce dentro de si.
Delírio tem com absoluta certeza um final surpreendente e espero que a sequencia, Pandemônio, seja tão  bom quanto.

3 comentários:

  1. Caramba, que trama interessante! Fiquei muito interessado. Somente a capa já é fabulosa.
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Nossa são resenhas como esses que me deixam com mais vontade de ler esse livro, pretendo começar a lê-lo hoje *-*
    Parabéns.

    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com mais vontade ainda de ler! Adorei.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)