quinta-feira, 2 de agosto de 2012

22ª Bienal do Livro

Bem, eu havia dito que posts como este iriam ser feitos pela Laura, mas ela teve alguns problemas e infelizmente está não é a sua grande estreia, por isso, voilá, aqui estou eu para falar da Bienal! “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 9 e 19 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura. A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m². Confiram a baixo a Programação Cultural:

Salão de Ideias
Sob o comando de Paulo Markun, o espaço apresentará um panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura com a atualidade, procurando ilustrar esse cenário com autores e obras, aproximando-os por semelhanças ou dessemelhanças. Veja programação.
 
# Você + Quem = ?
Espaço Jovem dirigido por Zeca Camargo em parceria com Maria Tereza Arruda Campos, curadora-adjunta. A proposta é envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontro entre leitor e autor, e entre leitor e leitor; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres desta fase, inclusive o amor. Veja programação .
 
Espaço do Professor
Orientado pela educadora Guiomar Namo de Mello, este pilar busca contribuir para a formação do professor-leitor, motivando-o a ampliar o uso do livro em sala de aula. As atividades contam com o apoio do Canal Futura em uma série de oficinas. Veja programação.
 
Cozinhando com Palavras
No espaço gourmet, o curador responsável é o chef paulistano André Boccato, também atuante no segmento editorial com a Editora Boccato e a CookLovers, na qual criou uma cozinha experimental. Em uma cozinha cenográfica, convidará chefes-autores para ministrarem aulas-show interativas. Debates que mesclam gastronomia e literatura farão parte do cardápio. Veja programação.


Telas e Palcos
Neste espaço, Rubens Ewald Filho comanda os encontros com autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas. É o universo deste crítico de cinema que atuou nas principais publicações brasileiras, foi diretor de programação da HBO Brasil e participa do TNT Mais Filme e de programa de longas-metragens na Band. Veja programação.
 
Livros & Cia
Espaço de negócios coordenado pelo jornalista A. P. Quartim de Moraes. A programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro. Veja programação. 


Deu a Louca nos Livros
Espaço infantil conduzido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), entidade sem fins lucrativos, reconhecida por ações de fomento à leitura e apoio aos projetos voltados a crianças e jovens. Nesta edição da Bienal, o tema proposto é inventar histórias e possibilitar às  crianças o exercício criativo e lúdico de serem coautoras de um livro imaginário.

A seguir a Programação de algumas Editoras que terão stand:


Programação da Editora Intrínseca aqui.
Programação da Editora ID aqui
 Programação da Editora Giostre aqui.
Programação da Giz Editorial aqui e aqui
Programação da Editora Mor aqui.

Nem eu nem a Laura, estaremos na Bienal, porque ambas moramos em Belém, mas por volta do mês de Novembro todos os anos há a Feira do Livro aqui que de certa forma compensa.

7 comentários:

  1. Oie
    Nossa eu ia adorar ir na Bienal, mas fica muito longe então espero pela feira do livro aqui de Porto Alegre, sempre tem novidades.
    Tem meme pra ti lá no blog.
    http://lilicasg.blogspot.com.br/2012/08/meme-premio-blog-feliz-e-tu-blog-me.html
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente, a bienal do livro é um dos maiores eventos literários do país. Já fui algumas vezes e a gente se perde nos estandes... mas também moro em Belém e pelo visto vamos ter que esperar pela Feira Pan amazônica do Livro (embora venha muita gente de penetra só pra comprar uma revistinha da Atrevida e pronto...).
    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de participar da Bienal, mas estou aguardando a Feira do Livro ansiosamente!

      Excluir
  3. Vai ter muita coisa legal!
    Infelizmente eu não moro em São Paulo para poder ir. :/ O pessoal que for, aproveite!
    To seguindo aqui! ^^


    saocoisasdesiguais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ir na Bienal do Livro mas não moro em São Paulo aew complica!! Mas um dia da certo =D
    beijos
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  5. Pode ter certeza que vamos à Feira do Livro! Mas eu queria tanto ir para a Bienal! :'(
    Haha, irá compensar muito ir para a Feira do Livro, vou comprar todos 3BJS U_U

    /Laura

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)