segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cidade dos Ossos

 Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha: Com um enredo que varia de bruxos, lobisomens e magia negra, a série Os Instrumentos Mortais tem conquistado cada vez mais leitores (tanto que recentemente houve eventos em diversos estados, infelizmente não pude ir) e já está ganhando adaptação cinematográfica, o lançamento está previsto para agosto de 2013 (e, não, eu não gostei tanto dos atores escolhidos).

Logo de cara nos deparamos com a maravilhosa capa de Cidade dos Ossos e sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas ela faz parte do conjunto, afinal chama bastante atenção, e a Editora Record está de parabéns. Ah, a capa de As Peças Infernais tem o mesmo efeito, pelo que eu ouvi na blogosfera e somente pelo que eu ouvi na blogosfera, a série é uma espécie de introdução para Instrumentos Mortais.

Bem, assim que comecei a ler Cidade dos Ossos, o primeiro pensamento que tive foi "Céus, ela [Cassandra Clare] quer fazer algo muito poético" e esta idéia persistiu até o final da leitura, mas, por outro lado, a autora criou personagens muito sarcásticos, por exemplo, Jace uauu ninguém esperava esse exemplo, não é mesmo?, o rapaz tem sacadas tão hilárias que realmente gargalhei em certos diálogos, porém o tempo todo temos descrições de como "os seus cabelos reluzem ao sol", o que deixou a narrativa repetitiva.

Não posso deixar de destacar que as reviravoltas me surpreenderam bastante, apesar de já saber alguns spoilers. O fato é que o enredo em si foi muito bem armado, mas não me arrebatou. Pronto, falei. Sinceramente, espero que os próximos livros da série tenham personagens mais consistentes e tenho ouvido bons comentários a respeito, mas este livro, pelo menos para mim, foi bem mediano.

12 comentários:

  1. Concordo com você, não gostei dos personagens escolhidos para fazer o filme, principalmente interpretar o Jace!
    E também concordo que há muitos momentos em que a Clary descreve os cabelos de Jace, mas não se desanime com a serie, ela é maravilhosa!
    Tenho certeza que se você continuar não vai se arrepender... Principalmente no terceiro livro, que no momento é o meu favorito da serie, quando a historia fica ainda mais emocionante, do meu ponto de vista claro.

    ResponderExcluir
  2. Tambem não gostei muito dos atores escolhidos para fazer o filme mas teve uns personagens que eu gostei (mas muito poucos). Já sobre o livro, eu já li os três primeiros e gosto muito série, da história e dos personagens. Eu diverti muito com o Jace e o Magnus eles são muito engraçados e eu adoro quando o Jace é sarcástico, me divirto muito! Eu particularmente gostando gostando muito da série porém o terceiro eu esperava um pouco mais, mas ainda sim o terceiro foi muito interessante, estou anciosa pra ler os outros livros!! :D

    ResponderExcluir
  3. O primeiro livro é um pouco confuso e repetitivo (na minha opinião) mas assim que você ler os próximos vai ver que é mais emocionante :)

    ResponderExcluir
  4. A Cassandra criou um universo novo, reunindo todos os seres mitológicos.
    Me impressionei com sua criatividade, ação e o toque de suspense em torno do segredo. O Romance entre Jace e Clare é o ingrediente que nos leva a querer ler sem parar. Acho que não levei três dias para ler o livro todo.

    ResponderExcluir
  5. Olha, acho que esse problema de personagens inconsistentes (que eu particularmente não achei isso) só terá no primeiro. O problema é que boa parte deles, como Isabelle, Alec, etc, não tiveram chance de aparecer na história como os outros. Diz uma amiga minha que adora dar spoilers que isso muda nos outros, mas como ainda estou lendo Cidade das Cinzas, não posso concordar com ela.
    Ainda assim, gostei demais desse livro, dos personagens à mitologia da série. Eu só achei que no começo foi muita informação e acabei me perdendo, mas aos poucos entendi tudo. ;;

    Instrumentos Mortais, minha nova série favorita *-*

    ResponderExcluir
  6. O livro em si não me surpreendeu muito, a narrativa não é muito atraente e senti que a história estava muito em torno da relação entre o Jace e a Clary. Concordo no ponto de ser um livro mediano. Hoje em dia sinto que as histórias estão perdendo aquela coisa de narrativa muito bem construída e pensada pelo tanto de séries que estão saindo, é como se estivesse uma ''forma de bolo'' para fazer sucesso e vender para os adolescentes, como eu senti no caso de Instrumentos Mortais. Não é o pior mais não é o melhor, bem na média.

    ResponderExcluir
  7. Li Cidade dos Ossos em um Final de semana, e confesso que so parei de ler porque tinha que dormir (:, gostei muito dos personagens principalmente o Magnus acho muito engracado, mas um personagem que eu achei muito chato foi o Jace porque ele é muito arrogante e fica esnobando (por falta de uma palavra melhor) a Clary gosto muito de livros que tem uma pitada de suspense e gostei muito da reviravolta do livro me surpreendeu bastante, fora isso nao tenha nada do que reclamar e adorei a serie! Ja espero pra ler o quarto livro da serie!! Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a saga é muito, muito boa [nãoépornadaqueeuestouno4º]... o que deixa a saga intrigante e que faz a gente não parar de ler, é o fato do romance de Jace e Clary, faz com que a gente torca por esse relacionamento mais do que um relacionamento fraternal [quemuitacoisavairolardaquipro3ºlivro]. Cassandra Clare ta de parabéns, ela é uma excelente escritora, além de ter uma saga ["As Peças Infernais"] que é o principio de "Os Instrumentos Mortais", ela uni as duas sagas que momentos peculiares. Só quem ler as duas sagas é que vai perceber: http://livrosemserie.com.br/2011/12/12/cassandra-clare-fala-sobre-%E2%80%9Cclockwork-prince%E2%80%9D-e-revela-o-que-ha-de-novo-nas-series-%E2%80%9Cinfernal-devices%E2%80%9D-e-instrumentos-mortais/

    - E sobre a longa metragem, eu odeio quando os livros viram filme porque perde quase toda a história, ela sai toda distorcida em alguns aspectos.

    ResponderExcluir
  9. Também não gostei muito desse livro, acho que ficou tão monótono. Ele tinha toda uma história bem desenvolvida pra se tornar um excelente livro e, consequentemente, uma saga perfeita. Mas acho que já desisti da saga logo por esse livro. Como você disse, é muito repetitivo e chega a ser sem graça.

    ResponderExcluir
  10. Adooro essa serie, to ansiosa pro filme por mais que eu tbm não gostei dos atores escolhidos ;\

    ResponderExcluir
  11. Devo concordar com você até certo ponto. Veja bem meu ponto de vista sobre o filmes é exatamente o mesmo que o seu o que eles caprixaram na Clary faltou no Jace rsrs creio que devam ter economizado a verba nele kkkkkk mas caprixaram no restante ao que eu vi grande parte do elenco tem bagagem de bons filmes e são aparentemente perfeitos pro papel meu preferido é alec e magnos rsrsr MALEC *.* já quanto ao livro não senti essa repetição em nenhum momento, pois acho que foi mascarado pelos acontecimentos da narrativa e pelas ironias de Jace que eram impagáveis rsrsrs ri muito com ele! Como disseram logo acima os livros são muito bons e li em rapidez incrível sendo que o meu livro preferido e o maior da saga até agora é o Cidade de vidro o/ então tú não irá se arrepender de lê-los rsrs. Sorry a demora em comentar o/ Att.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina,
    concordo com você na parte dos atores para o filme, realmente não gostei do ator que vai interpretar o Jace, confesso que esse e o segundo livro são um pouco parecidos, mas no final do Cidade das Cinzas e o Cidade de Vidro inteiro são incríveis, eu pelo menos adorei, sem falar no Cidade dos Anjos Caídos que também me surpriendeu, eu recomendo bastante essa série...

    Eu sei que não tem a ver com a postagem mas... tem um meme pra você lá no blog ok? Dá uma olhadinha, espero que você goste: http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/2012/11/meme.html
    Beijos
    http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)