sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Belle

 
Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
 

Resenha: Primeiramente, é preciso enfatizar que este livro tem um tema muito forte: trafico de crianças para serem utilizadas na prostituição - que nos é apresentado através de Belle. Há muitas reviravoltas e sentimentos conflitantes, mas vamos por parte...
 
Belle é filha de Annie, a dona de um Bordel, e, apesar de morar no local, não sabe o que acontece lá todas as noites. Mog, a empregada, criou Belle como se fosse uma filha e passa a maior parte do tempo com ela, tentando protegê-la. Mas Belle acaba descobrindo o que ocorre na casa de uma maneira brutal: quando estava limpando o quarto da doce Millie, ela cochila e quando desperta percebe que já é noite e sua mãe, Annie, ordenou claramente que era para ela nunca ir ao andar de cima a noite, como medo de uma punição, Belle esconde-se embaixo da cama, de onde não só descobre o que ocorre no bordel como também acaba presenciando o assassinato de Millie. Desesperada a, até então, inocente Belle acaba por revelar-se e passa a ser observada pelo assassino e, por fim, após um estudo sobre seus horários, é sequestrada e vendida para um Bordel na França, local este em que ela nem ao menos tem ideia do que estão falando já que sempre morou na Inglaterra.
 
Ela passa mal na Inglaterra (usando esta expressão para evitar spoilers) e é vendida novamente, desta vez, para um Bordel em New Orleans, onde ela abraça esta vida que sempre esteve a sua espreita mesmo sem que fosse notada. Mas, ao fazer este percurso, ela se apaixona por Ettiene, que tem uma história complicada, mas, resumindo, está no tráfico, porém, apesar de querer, não pode sair.
 
Anos se passam, mas um garoto, Jimmy, que Belle conhece logo no início do livro não desiste de procurá-la e para tal conta com a ajuda de um detetive particular,  Noah.
  
É um livro muito extenso, grande parte do que acontece já está inserido na sinopse, mas é escrito de maneira bem detalhada e, ao mesmo tempo, objetiva. É interessantíssimo acompanhar o crescimento de Belle, de maneira que você mergulha na história e somente depois vai digerir tudo, por isso, demorei em escrever essa resenha, até mesmo porque tive medo de deixar escapar spoilers e estragar a surpresa, por isso, compreendo se acharem a resenha repetitiva se comparada a sinopse. O final não me agradou, desculpem-me, mas não me agradou mesmo, quero dizer, é lindo e tudo mais, só que eu não era muito Team desta pessoa, compreende? Sim, eu faço um esforço enorme de não passar spoilers lá em cima, mas acabo com tudo neste parágrafo Como vocês claramente puderam perceber é uma leitura adulta e repleta de emoções.
 
P.S: Estou brigando com o editor do Blogger, desculpem-me pela fonte "coladinha".

2 comentários:

  1. Esse livro foi um dos melhores que eu li ano passado. A autora escreve muito bem, e apesar da história ter sido chocante eu fiquei encantada com o livro. O que eu mais gostei foi dos detalhes, e a forma como ela criou cada personagem. Coitada da Belle.né, nunca vi uma personagem sofrer tanto, ela mrecia um final melhor. Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, Nina!
    Já tentei ler esse livro, mas o abandonei, não por que não gostei, a história é realmente muito boa, mas estava/estou com muitos livros para ler.

    Cecília
    http://encanto-do-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)