terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dia do Leitor + Simplesmente Ana



Dia sete de janeiro é o dia do leitor, mas eu queria fazer algo para destacar a literatura nacional, porque ela é pouco visada, então resolvi trazer a indicação de um livro brasileiro, Simplesmente Ana, da Marina Carvalho, que também é autora de Ela é Uma Fera, O Garoto da Mochila Xadrex e Azul da Cor do Mar – os dois últimos títulos estão previstos para serem lançados no começo desse ano. Conheçam um pouco da história:



Sinopse: Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.


Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.


A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.


Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Resenha: Uma menina que não conheceu o pai e subitamente se vê como princesa de um país pouco conhecido soa familiar, não? Mas o que difere Ana é o fato dela não ser uma menina-colegial, ela é uma mulher que valoriza os esforços que a mãe fez, está estudando direito e até tem um possível potencial a namorado. E quando este pai aparece (pelo Facebook, acreditem) ela fica confusa, claro, mas disposta a construir uma relação com ele, não com o trono, e isso é genuíno, de todo um castelo ela se apaixona pela biblioteca e pela cozinha.


E, por falando em paixão, Alex, o enteado de seu pai, Andrej, parece fazer um jogo duplo e me deixou absolutamente louca... por ele! Sempre seguro de si e extremamente charmoso, me encantou.


Ao desenvolver da história, há uma crítica ao modo como os brasileiros são vistos pelos europeus, então é um livro que passa a sensação de ser bem nosso. E Ana é muito opinativa, de personalidade forte, no entanto, meiga, bem equilibrada, e tenta disseminar uma imagem melhor, dividir nossa cultura com os novos membros de sua família, seja um feriado ou a culinária típica de sua região.


Simplesmente Ana terá continuação, apesar de ter um final decisivo, nada de cliffhangers, mas infelizmente ainda não há nenhuma data prevista. Quero acompanhar Ana até o trono, talvez?


Bem, honrem o dia do leitor, hein?

2 comentários:

  1. Ainda não li Simplesmente Ana, mas sou completamente apaixonada pelo enredo desse livro. Preciso comprar para conferir essa história. Adorei a resenha!

    Ah, e feliz dia do leitor (atrasado!)

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)