terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diários do Vampiro - O Despertar



Sinopse: Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.

Resenha: "O livro que deu origem a série de TV Vampire Diares?" Sim, o livro
que deu origem, porém não no que a série se basea. Assisto a série - que inclusive está em contagem regressiva para a sua quarta temporada - e logo de início as diferenças são notaveis, vou citar algumas ao longo da resenha já que é impossível não se comparar:


Elena Gilbert sofreu uma grande perda familiar, mas tenta agir de modo a deixar todos ao seu redor pensando que está feliz. Até aqui tudo igual, não é? Bem, as Elena's tem características físicas muito diferente: No livro, loira e de olhos verdes, enquanto que na série ela é morena de olhos castanhos, mas não é apenas isso que as diferencia, as Elena's tem atitudes completamente diferentes: A do livro é a rainha do baile e quer todos voltados para si, enquanto a da série é um tanto mais recatada.

Stefan Salvatore tem um passado obscuro, mas tenta se redimir, ele vai para Fell's Church tentando levar uma vida minimamente normal (Você não leu errado, realmente não está escrito Mystic Falls ali). A principio, ele se afasta de Elena - que faz de tudo para chamar sua atenção - devido ela ser muito parecida com Katherine Pierce, um antigo, lamentável e também obscuro, amor (Na segunda temporada da série, descobrimos que seu verdadeiro sobrenome é Petrova e Stefan não se afasta de Elena LOL).

Damon Salvatore quer se vingar do irmão, por isso, está seguindo-o já há algum tempo e vê que Elena talvez seja o ponto fraco de Stefan. Ele é totalmente sarcástico na série, mas no livro me deu arrepios: frio e cruel, porém extremamente atraente.

Para mim, não é um triângulo amoroso (ainda). Elena está muito certa de que ama Stefan e sabemos que para abalar isto precisaria de uma mãozinha do Damon, mas ele está cego pela vingança e seus sentimentos claramente também estão, aliás, Damon ronda a história o tempo todo, mas só aparece efetivamente próximo do final.
Uma coisa que me deixou intrigada foi o fato da autora se recusar a descrever Stefan, Damon, Katherine e cia como vampiros, ou qualquer outro ser, apesar de sabermos o tempo todo o que eles são (Desculpe-me, L. J. Smith, mas eu descobri assim que li o título).
Já ouvi muitos comentários negativos sobre os livros, dizendo inclusive que a série é melhor e mais elaborada, não vejo que seja bem assim. Na verdade, acho que devemos pensar neles como obras separadas (um tanto impossível, admito), mas creio que quem os acompanha compreende o que estou tentando dizer.

14 comentários:

  1. muuito boa resenha, você tem talento com as palavras. amei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler esse livro mas parei na metade. Não foi porque achei ruim, mas era ebook, e eu quase nunca consigo terminar ebooks =/ Mas eu tava gostando da história, um tanto diferente do que tinha visto na série de tv, mas legal ainda assim.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, e concordo plenamente na parte que devemos pensar como coisas separadas.
    Não se deve ler o livro por causa da série e vice-versa. Mas ambos são ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o seriado! Só não estava certa de que o livro era bom, mas sua resenha me convenceu :D
    Muito boa, xoxo (:

    Encanto-Do-Livro

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da resenha, eu particularmente gosto tanto do seriado quanto do livro, apesar dos aspectos diferentes

    ResponderExcluir
  6. resenhei esse livro no meu blog, estou firme lendo a série... mas nao pode ler comparando com a ´serie.. cada um é uma coisa neh... beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Resenha com uma desenvoltura muito boa, realmente expressa muito bem as diferenças entre a Série e o Livro, porém gostaria também de ressaltar que concordo principalmente que devemos ver ambos como coisas separadas, a série deve ser assistida por prazer de conhecer algo novo e o livro lido por querer se aprofundar melhor >D Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Gostei! Gosto tanto dos livros quanto da sério! Particularmente prefiro separar os dois, por causa do que acontece e dos personagens!

    Concordo com o que você e o Flávio Ramos disse!
    =D

    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  9. já li o livro e também já assisti a série, porém, prefiro a série por que, particularmente eu achei que no livro o romance deles não é tão excitante, mas o livro não deixa de ser legal pra mim!
    Bjus =)

    ResponderExcluir
  10. Eu li a sua resenha e achei um tanto interessante. Bem escrita e estruturada.
    Eu li só os quatro primeiros livros e não assisto a série, só vi o começo da primeira temporada, mas a diferenças são gritantes. Como você, não enxergo esse triangulo amoros, porque Elena está certa de seu amor pelo Stefan.
    Mesmo sendo diferente não tem como comparar um com o outro, já que a série somente se baseia no livro(para mim só usa o nome dos personagens, porque as características físicas e psicológicas foram alteradas, e nem a cidade tem o mesmo nome).
    PS: Não foi incomodo algum, estou aqui sempre que quiser. xx

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei dos 03 primeiros livros! Depois ficou muito fantasioso para o que era, mesmo assim não deixei de ler.

    To enjoada de vampiros e monstros rsrsrsr

    bjoooooos

    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/2012/10/promocao-encha-sua-estante-3.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Lidiane L. (participo do SKOOB)

    Devo dizer que não tenho, absolutamente, nada contra os livros da série! Assim, como cada autor cria seu próprio mundo de fantasias, L. J. Smith fez o seu...
    Concordo com você sobre tentarmos tratar a série e o livro à parte (também concordo como é difícil separá-los! rs)...
    Parabéns pela escrita consciente! ^^

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)