terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Confronto


 
 
Sinopse:
Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três. O confronto é o segundo volume da série Diários do vampiro, de L. J. Smith, que deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson (Dawson’s Creek) e estrelada por Ian Somerhalder, Paul Wesley e Nina Dobrey.
 
Essa resenha contém spoilers:

O Confronto começa exatamente do ponto em que O Despertar parou e minhas impressões sobre ambos são muito semelhantes. Minha maior decepção foi com a Elena, na série ela parece toda disposta a ajudar enquanto que no livro usa seus amigos para alcançar seus objetivos, pois está cega de amor por Stefan. Não me entendam mal, mas Elena-livro sempre está usando Bonnie, Meredith e Matt para seus próprios fins, o que me leva a comentar sobre o enredo que achei fraco e, por diversos momentos, fútel, pois, na realidade, Caroline e Elena tem uma rixa boba que é o centro deste livro, deixando Damon e Stefan um tanto em segundo plano.

 
Aliás, lembram daquele dedinho do Damon que falei na resenha de O Despertar? Bem, ele é totalmente descarado e fala logo para Elena que ela será dele e a partir de então a atração entre os dois é inevitavel, mas Stefan não está sabendo da concorrencia e parece distante, como se estivesse vagando sem rumo durante todo o livro, além de não estar tão forte por estar tomando somente sangue de animal. E é óbvio que Stefan tem dificuldade em aceitar sua atual condição, por isso, está sempre receoso ao ficar com Elena. Neste livro Smith intitulo-os como vampiros, termo este que havia sido evitado no primeiro a não ser no título, né?
 
Um ponto que, pelo menos para mim, precisa ser mais esclarecido são as caracteristicas dos vampiros e outros seres sobrenaturais (Bonnie, oi?), pois as informações que nos foram dadas são vagas.
 
Em determinado momento, a autora fez parecer que Caroline só sabe julgar os outros, dando a ela uma ação de vilã, mas tudo que a personagem diz tem sentido, ela apenas precisa se analisar também. Já Elena é totalmente surperficial para mim, ela é o tipo de personagem que deveria ter sentimentos muito profundos por um passado e presente dificil, mas...
 
Há muitas pessoas que realmentem gostam dos livros e eu estou (juro que estou!) tentando encontrar este lado bom, mas,novamente, ao fechar o livro, preferi a série - que parece ser bem mais elaborada.

4 comentários:

  1. Sinceramente, não vejo porque começar a ler TVD. Eu já tinha lido várias resenhas afirmando que a Elena-livro era fútil e superficial (bem parecida com o que a Catherine era, meu Deus), além de ser fisicamente diferente da Elena-série. Não sei, prefiro continuar só assistindo a série mesmo, por mais que tenham feito mudanças drásticas...

    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li, mas confesso que apesar de estar diferente do livro gosto mais da série.
    Se ainda não seguiu convido:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Os livros e a série são muito diferentes. Li faz tempo e lembro que fiquei decepcionada com os livros.

    beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li o primeiro livro "empurrando" de chato. Esse, parei na metade. Não tem o mesmo brilho da série, os personagens são fracos... Inevitável dizer que a série de TV é infinitamente melhor.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)