quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Calafrio


 Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. Primeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são.

 Resenha: Vamos começar o ano com a resenha de um livro que eu amei, Calafrio é o primeiro da Trilogia Os Lobos de Mercy Falls de Maggie Stiefvater, inclusive todos já foram publicados aqui no Brasil. A autora varia a narração por capitulo, ou seja, um quem narra é a Grace, outro Sam, mas não necessariamente em uma ordem regular como o Tio Rick fez em A Crônica dos Kane.

Bem, apesar de ser ainda muito pequena quando fora atacada, Grace nunca temeu a floresta. Pelo contrário, ela ficou tão fascinada pelo lobo preto de olhos amarelos que a salvou que passou a observá-lo, e vice-versa, isso ocorre por seis anos e ela já está familiarizada com aquela presença um tanto distante, mas que sempre comparece no inverno. Até que Jack, um adolescente exibicionista e irresponsável, é morto pelos lobos, porém, contrariando todos da cidade que estão organizando caçadas, Grace se recusa acreditar.

Por outro lado, Sam é baleado em uma destas caçadas, se transforma em humano, e vai procurar pela ajuda de Grace – que inexplicavelmente resistiu ao ataque dos lobos sem se transformar. Ela o reconhece imediatamente por conta de seus olhos e entra de cabeça neste novo mundo, que sempre esteve a sua espreita, onde ser lobo ou humano depende da temperatura, por conta disto, este talvez seja o último ano como humano de Sam, que tem se agarrado a cada pedaço de sua humanidade como nunca. Ele é um personagem bem melancólico e sofrido, mas extremamente adorável enquanto que Grace é independente demais, seus pais parecem não lhe dar atenção necessária, e suas amigas, Rachel e Olívia, tentam compreender toda essa fixação pelos lobos.
 
“Ele não disse uma palavra. Talvez não houvesse o que dizer. Em vez disso, passou outra vez os braços ao redor do meu corpo, só que dessa vez apoiou meu rosto em seu peito e correu a mão por minha nuca, desajeitado mas reconfortante. Fechei os olhos e ouvi as batidas de seu coração até que as batidas do meu entrassem em sintonia com as do dele. Então, ele deitou o rosto no alto da minha cabeça e sussurrou:
- Não temos tempo para tristeza.”
Pág. 176


O romance de Sam e Grace não é meloso, autora conseguiu transparecer a medida ideal e a maneira como eles se entendem é admirável, tudo flui tão facilmente que te cativa de imediato.

Achei absurdamente ridículo o trecho da critica do The Observer que vem na parte superior da capa: “Se você é fã de Crepúsculo, vai amar Calafrio”. O livro tem uma pegada totalmente diferente, não se intimidem com isso, vale muito apena investir nesta trilogia.

2 comentários:

  1. Danielle, falar de Crepúsculo na capa é o que eles adoram usar para chamar a atenção dos leitores. Nem "O Morro dos Ventos Uivantes" escapou dessa mania chata...
    Tenho muita, muita curiosidade de ler "Calafrio", pois são raras as resenhas que não o elogiem e ressaltem essa melancolia presente no romance entre o casal.
    Gostei da sua e espero poder ler esse livro em breve =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. O livro é realmente perfeito, já li toda a trilogia. O amor de Grace e Sam é realmente perfeito.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)