segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Livros x E-books


Semana passada houve certa confusão no Twitter por conta da notícia de que a Editora Novo Conceito estaria deixando de publicar livros nacionais físicos para investir neles apenas como e-books, isso logo dividiu opiniões dentre os blogueiros e a Editora se pronunciou dizendo que o Selo Novas Páginas (antigo Novo Conceito Jovem) continuaria, mas, enfim, não é este o ponto principal do post. Acontece que atualmente há editoras que trabalham apenas com e-books, por exemplo, a Editora Mor começou assim, mas agora também está publicando físicos, então isto levanta a questão “será que eles (livros e e-books) poderão realmente coexistir sem se prejudicar?”.

Vejam bem, estamos em uma era em que tecnologia é ouro, há vários programas de e-books que tentam transparecer a mesma sensação que sentimos ao pegar um livro, alguns inclusive tem trilha sonora, além do mais, eles são muito mais baratos e compactos.
 
 
Por outro lado, como fica a emoção de ir até a livraria e encontrar aquelas milhares de opções que chamam teu nome? É claro que o livro não deixará de existir, mas certamente será desvalorizado já que é tão fácil comprar um e-book com poucos cliques. Tenho um hábito estranho (segundo a minha mãe) e acredito que a maioria dos leitores também: cheirar os livros. Isso já foi comprovado cientificamente e, eu estou falando sério, é um dos pontos mais marcantes dos nossos queridos amigos, o que se perderá com os e-books. Lembram das regras que eu publiquei no dia do leitor? Aquilo é realmente um modo de viver.
Bem, acho que vocês já compreenderam que não estou tão inclinada aos e-books, até mesmo porque não posso ler no computador por conta de meu problema de vista sou uma quatro olhos, gente!, mas, sim, pode ser interessante testar a “popularidade” de certo lançamento antes de mandar x tiragens.
A Editora Intrínseca publicou um vídeo em seu canal no youtube sobre livros versus e-books e, apesar de curto, é divertidíssimo, há outros pontos em destaque, vale a pena conferir:

6 comentários:

  1. Achei os tópicos levantados interessantíssimos, mas ainda prefiro os livros, tenho maior zelo pela minha estante >.<

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tinha uma resistencia enorme sobre os ebooks. Depois que comprei o Kobo, mudei (e muito) minha opinião. Muitos livros que queria ler e não tinha oportunidade (por ser caro, ou não achar em alguma livraria/site, etc), consegui através do ereader.
    Mas, NADA se comparar ao prazer de ler um livro fisico, ir numa livraria aprecia-los... Enfim, se fosse obrigado a escolher um dos dois, sempre escolheria os livros físicos.

    @Carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ah, eu gosto de e-books! são práticos, não ocupam espaço... só não é vantagem porque ainda custam quase o mesmo que livros físicos e, sendo assim, prefiro o físico. ;)

    ResponderExcluir
  4. eu ja tinha visto o video do final da postagem
    pra mim ebook só se for no tablet pq em outro lugar me dar dor de cabeça
    deve ser pq no tablet tem o app do kindle e fica fácil de ajeitar o tamanho da letra e tudo mais

    ResponderExcluir
  5. Tenho um iPad, mas não compro e-books... Prefiro os Livros Físicos mesmo!
    Com o tempo, vou tentando me adaptar...

    ResponderExcluir
  6. Sou defensora dos e-books mas tenho certeza que os livros fisícos não vão acabar. Mesmo quem lê os digitais, ainda vai comprar livros físicos.

    Beijos
    Fernanda Souza
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)