terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Culpa É Das Estrelas



Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


Resenha: Sempre ouvia as pessoas dizendo que choraram muito lendo A Culpa É Das Estrelas, e logo na turnê da Intrínseca quando ele fora rapidamente citado fiquei comovida com a história, esperava muito do mesmo, porém com tantos spoilers que recebi a história acabou perdendo a graça, claro que não totalmente, mas já sabia o desfecho e vários pormenores.
Os personagens principais tem um quê todo nerd, suas piadas são muito inteligentes e às vezes eu me pegava gargalhando tanto em um determinado trecho que não conseguia continuar a leitura. É, eu não sei qual é o problema comigo, toda a sociedade fala que você vai chorar, mas eu passei metade do livro rindo. Amo Markus Zusak, por isso, é um tanto suspeito eu dizer que sua frase resume perfeitamente o livro: “Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais”.

“ – Gus.
Não havia mais nada que eu pudesse dizer. Ele era inteligente demais para o tipo de consolo que eu poderia oferecer.”
Pág. 196.

Não cheguei a chorar, porém realmente me comovi bastante com momentos onde vemos tão claramente a limitação de pessoas como Hazel Grace, Augustus Waters e Isaac. São personagens que foram tão bem construídos que você se apega facilmente e nunca os esquece.
Nem me darei o trabalho de falar um pouco sobre o enredo, pois o livro fez sucesso imediatamente. A narrativa de John Green é tão simples e ao mesmo tempo complexa, me arrebatou desde o primeiro momento. O livro tem uma quantidade de páginas mediana, porém há diversos acontecimentos, o autor não enrola o leitor, todo diálogo é interessante.

“- [...] Bem, de qualquer forma, dei uma olhada na coleção de pinturas deles pela Internet, antes de virmos. Se você fosse lá, e espero que um dia consiga ir, veria várias pinturas de pessoas mortas. Veria Jesus na cruz, um cara sendo esfaqueado no pescoço, pessoas morrendo no mar, outras numa batalha, e um desfile de mártires. Mas nem. Uma. Criança. Com. Câncer. Sequer. Ninguém batendo as botas por causa da praga, nem da varíola, nem da febre amarela, nem nada, porque não existe glória na doença. Não há propósito nela. Não há honra em se morrer de.”
Pág. 197.

O livro vai virar filme e não posso dizer que estou lá muito empolgada com isto, eu realmente não quero que o estraguem, o cast ainda não foi definido, mas vocês podem conferir algumas especulações aqui.

7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Danielle! Estou ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. OI DANI... NÃO ACREDITO QUE VC NÃO CHOROU... ENTÃO ESTOU COM PROBLEMAS..RSRS.. PQ EU CHOREI DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou muito curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom mesmo. É realmente ruim, quando acabamos sabendo antes o que vai acontecer, perde um pouco a emoção de ler, mas que bom, que mesmo assim você gostou da história!
    Parabéns pela resenha.
    Espero conseguir lê-lo logo.
    Beijinhos,
    Júlia
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e simplesmente me encantei, como vc disse os personagens sao muito bem construidos e por mais que as circunstancias deles sejam dificeis, eles sempre se manteem fortes e ligados uns aos outros. Achei fascinante, me emocionei em algumas partes, pois eram de tirar o folego e ri das piadas inteligentes. Adorei muito esse livro! Recomendo

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de dizer o mesmo quanto às risadas... Foram muitas, mas as lágrimas superaram. Tanto pela história, quanto pelo fato de eu ter acabado de ler o livro -fico realmente triste quando acabo um livro.
    Me surpreendi com cada personagem e de cada um tirei uma lição. A maior delas foi uma espécie de lição conjunta: nunca desistir de viver, independente do seu problema. Às vezes é preciso que um autor genial como o John Green entre em nossa vidas e nos mostre que tudo pode ser superado.
    Dizer que gostei não é o bastante. Me deixei apaixonar por cada palavra e cada emoção. Acho que quem precisar de um choque de realidade -apesar de o livro não contar um fato verídico- o achará em "A Culpa é das Estrelas",
    Ps.: Parabéns, Danielle. Você escreve muito bem (:

    ResponderExcluir
  6. Já varias pessoas falando desse livro, sem contar as resenhas que ja li. Louca por esse livro.
    http://maisintimo.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei ACEDE me senti assim como você alguns spoilers mas chorei horrores tão lindo *___* quero o filme mas não quero que estraguem .. estou vendo minhas lágrimas no cinema já kkkkkk
    Céu de Letras

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)