segunda-feira, 4 de março de 2013

Divergente



 Sinopse:
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Resenha: 
Comprei Divergente no dia do evento de lançamento em minha cidade e o devorei, então é uma vergonha ainda não ter feito resenha, mas a história me agradou tanto que não conseguia colocar em palavras um ponto mais critico, estava receosa de ficar dizendo o tempo todo “comprem este livro, é incrível, eu não consigo formular o porquê, mas é!”.
Bem, a cidade de Chicago foi divida em cinco facções, cada uma delas contribui para a manutenção da sociedade de maneira diferente, elas não só determinam o estilo de vida que você irá levar como também quem você será. As facções são: Audácia, Abnegação, Erudição, Amizade e Franqueza. E existe um caso especial que são os sem-facção.

Abnegação: Prezam o altruísmo, tentam esquecer-se de si mesmo para valorizar o próximo, se vestem com roupas cinzas – que geralmente cobrem a maior parte do corpo. É de onde se origina os líderes do governo. 
Franqueza: Oferece líderes confiáveis no setor judiciário, não aceita mentira de nenhuma forma.
Audácia: São os únicos que andam de trem e não por uma questão de privilégio e sim porque tem que pular dentro do mesmo. Vivem fazendo atividades relacionadas ao perigo e tem preferias por roupas pretas. Seu dever é proteger a cidade (do quê?).
Erudição: Valoriza o conhecimento acima de tudo, se vestem com roupas azuis e geralmente são professores e pesquisadores, muito inteligentes obviamente. 
Amizade: Trabalham no campo, sempre estão felizes e são conhecidos por serem bons conselheiros e zeladores compreensivos. 
Sem-fação: Você vira um sem-facção quando não se enquadra em nenhuma das citadas a cima, faz as atividades que ninguém mais quer fazer (limpeza de ruas, etc), recebe comida e roupas do governo, porém não é o suficiente para ter uma boa qualidade de vida.
Cada facção culpava alguma coisa como motivo de inclinação à guerra, elas foram formadas com o objetivo de erradicar isto, criar uma sociedade pacifica.
Se você nasce na Abnegação, como a Beatrice, e resolve mudar para outra é chamado de transferido e é visto como traidor pela sua facção anterior. Tens este poder na Cerimônia de Escolha, onde deve derramar seu sangue no símbolo da facção desejada, porém um dia antes são feitos os Testes de Aptidão, quem apontam qual é a sua facção ideal.

- De que facão você veio, Quatro?
- Isso não importa – responde ele, olhando para o chão. – É aqui que estou agora. E você deveria se lembrar disso também.
Pág. 329.
Comparavam muito com Jogos Vorazes, então irei esclarecer algumas distinções:
  • As Facções vivem em conjunto enquanto que os Distritos eram isolados.
  •  Jogos Vorazes é distopia, Divergente futurista.
  •  Não há algo maior que controla tudo (Capital), todas as facções estão no mesmo nível.
  •  A história se passa somente em Chicago, não sabemos em que estado se encontra o resto do mundo, sendo que em Jogos Vorazes o território correspondente era a América do Norte e por ser uma distopia sabemos que Panem é o que restou de desastres naturais e guerras.
Em uma coisa Beatrice é parecida com a Katniss: ambas são fortes. Mas Beatrice tem maior “facilidade” em pensar em si mesma, é bem franca a respeito de seus sentimentos, não os esconde através de uma máscara de antissocialismo, ao contrário da Katniss, ela quer ser aceita no grupo.
Como disse no começo da resenha, adorei o livro, tem uma pegada elétrica, não conseguia larga-lo, os personagens são consistentes e os secundários ganharam espaço naturalmente.
Ele será adaptado aos cinemas, a atriz que dará vida a Beatrice é a Shailene Woodley, com previsão de estreia para 14 de março 2014.
A continuação da trilogia, Insurgente, será lançada em Abril aqui no Brasil, sendo que o último volume, Convergente Detergente, ainda não foi lançado nos Estados Unidos.



2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau.

    Muito bem colocadas as distinções entre Jogos Vorazes e Divergente, apesar de eu adorar ambas as histórias é necessário saber diferenciar.

    Estou mais do que ansioso para ler o próximo livro e assistir a pré-estreia de Divergente nas telonas! E achei legal a escolha da atriz principal. =D

    ResponderExcluir
  2. Divergente é muito perfeito! Não vejo a hora de ler a continuação

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por você estar comentando, porém peço que seja sem palavrões, ofensas, ou assuntos que não tem haver com a postagem.
Obrigada! :)